quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

(Texto): O Ipad, desmistificando

Não sou nenhum fanático por novos aparelhinhos. Muito pelo contrário. Me irrita a sanha assassina que se apodera de muitos quando a Apple e outros tais lançam novas bugigangas. Poucos se perguntam, "mas é isso tudo mesmo?".

Assim, quero apenas repercutir, com alguns poucos acréscimos meus, o que um site especializado falou do bichinho virtual Ipad (meus acréscimos estão em itálico e parênteses).

O link original é http://www.gizmodo.com.br/conteudo/8-coisas-idiotas-que-estragam-o-ipad/ . A transcrição segue abaixo:


Meu Deus, eu estou bem desapontado com o iPad. Ele é a tradução de um produto não-essencial (Excelente comentário, de fato,"não-essencial") e além disso ele tem algumas falhas críticas, absolutamente terríveis, que me farão olhar torto qualquer pessoa que resolva comprar um (Concordo em absoluto. Quem comprar agora, depois de saber disso que será exposto abaixo,... não sei..., mas pode se sentir com uma orelhinha de asno, como víamos em desenhos animados antigos).

Moldura da tela grande e feia
Você viu a largura da moldura dessa coisa? Toma espaço demais! Eu sei que você não vai querer acidentalmente dar algum comando com o seu dedão enquanto estiver segurando o iPad, mas precisa usar tanta área útil? (Aqui não dou maiores pitacos. Detesto até touchpad. A meu ver isso ainda não funciona a contento, pelo menos não tão precisamente como a junção de um mouse e um teclado. Sei! Sou conservador. E viva o papai-mamãe!)

Sem multitarefa
Isso é ridículo. Se essa coisa supostamente foi feita para substituir netbooks, como diabos não pode ter multitarefa? Você tá dizendo que eu não posso ouvir música enquanto digito um documento? Eu não posso deixar o meu aplicativo do Twitter aberto ao mesmo tempo que o meu navegador? Eu não posso ter um cliente de IM aberto ao mesmo tempo também (Cliente IM é aqueles aplicativos de mensagem em rede, tipo MSN, ou seja, o Ipad não permite rodar o Messenger ao mesmo tempo que outros aplicativos)? Você tá de sacanagem? Esse problema sozinho já garante que eu não vou comprar este produto. (Concordo em absoluto. Alguém aí se lembra de quando o Windows era 3.1? Antes do Windows 95? O que? Não me chamem de velho caduco!! Respeitem os meus cabelos brancos! Mas, é isso que o Steve Jobs quer. Quem comprar o Ipad só vai poder usar um programa por vez, como na época do Windows 3.1 e que tais!)
Sem câmera
Não ter uma câmera na frente, para videoconferência e Skype é uma coisa. Mas não ter uma câmera atrás também? Por que diabos não? Eu não consigo imaginar o lado negativo de incluir pelo menos uma câmera. Será que esse bagulho não dá conta de segurar o iChat? (Concordo. Será que a Apple não se garante? Criar uma coisa que não tira fotos hoje em dia? E para que eu quero entrar no Facebook se não posso mandar foto, se esse tal de Facebook só serve pra isso?)

Teclado virtual
Quem apostou que a Apple revolucionaria os métodos de entrada em tablets quebrou a cara; este é o mesmo grande e feio teclado de touchscreen que nós já vimos em outros tablets, e a não ser que você esteja no sofá apoiando a coisa sobre os joelhos, vai ser um saco de usar. (E eu pensava que esse seria o maior problema. Ou seja, usar o teclado virtual em touchscreen. Bom, se a pessoa é um "catador de milho" na digitação, zuzo bem! Mas, se deseja escrever algo mais rápido ou maior que um post de Twiter, então a coisa fica mais complicada)
O nome iPad
Ao menos nos EUA, choverão piadinhas sobre o Maxi pad. Várias delas. (Meio bichice esse comentário!)

Ausência de suporte a Flash
Não ter Flash é um pé-no-saco mas não é o fim do mundo no iPhone ou o iPod Touch. Mas em alguma coisa que supostamente deveria ser mais próxima de um netbook ou laptop? Isso deixará buracos grandes, horrorosos, em sites. E eu espero que você não dê bola para vídeo em streaming. A gente sabe que usuários casuais de internet não dão a mínima. Tipo Youtube, Hulu. Ninguém usa. NOT. (O que??? Não roda Flash. Qualquer site chumbrega usa a tecnologia Flash para divulgar vídeos. E não é só o Youtube, apesar de que parece que deram um jeitinho e o Youtube vai funcionar mesmo assim. Ou seja, quem usar o Ipad vai se deparar com um monte de sites com quadradinhos na tela sem imagem. É onde ficaria os vídeos Flash)

Adaptadores, adaptadores, adaptadores
Você acha o design do iPad clean, as linhas bonitas? Esqueça-as. Se você quiser plugar qualquer coisa nisso, como uma câmera digital, você precisará de vários tipos de adaptadores horrorosos. Você precisará de um adaptador ATÉ PARA USB, por Deus… (De novo. O que??? Hoje em dia até TV e som de carro tem USB e o danado do Ipad não tem!?!?!)
Update: Por que parar em 8? Aqui estão mais duas coisas que descobrimos que são irritantes no novo iPad.

Não é Widescreen
Filmes em widescreen ficam horríveis nessa coisa graças à tela com padrão 4:3, de acordo com o Brian Lam, que assistiu um pouco de Star Trek nele. É que nem ter uma TV de tubo de novo! (Chato, mas não é o mais ruim de pior nessa maquininha)

Não dá suporte a outras redes 3G
Sim, ele é "desbloqueado", mas provavelmente não vai funcionar em redes americanas como a T-Mobile e usa um padrão de cartão (o microSIM) que literalmente nenhuma operadora usa. (Ouvi falar que tem um "jeitinho" de cortar o chip 3G padrão aqui e ali e assim agente consegue "enfiar" no aparelho. Coisinha meio tosca, não? E depois? O chip cortado. Vai caber em outros aparelhos normais?)

Um acossistema de aplicativos fechado
O iPad roda apenas aplicativos da App Store. A mesma App Store que é notória por banir aplicativos por motivo algum, como o Google Voice. É claro que netbooks podem não ter touchscreen, mas você ainda pode instalar o que quiser neles. Por exemplo, quer rodar um navegador diferente no iPad? Azar o seu. (Depois disso tudo tá na cara que o Ipad é só emprestado para você, e pode-se usar se, e somente se, você for assíduo usuário das ferramentas Apple. Ou seja, só coisa que dá din-din pro leitinho dos Jobs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar :)