![]() |
free image on http://www.freeimages.com/photo/shark-and-remora-1563737 |
De onde vem o sentimento de derrota ou ainda, por outro lado, será que o pessismo significa exatamente derrotismo?
Não consigo responder a nenhum desses questionamentos, mas, creio que, ser pessimista não significa ser derrotado ou fracassado.
Talvez não. Talvez, pessimismo seja uma faceta diferente do realismo. Quem sabe seja uma faceta diferente do amadurecimento. Seja um conservadorismo primevo, algo que reside em nós para nos proteger. Se não fosse esse primitivo e selvagem pessimismo nenhum de nós estaria aqui para contar a história.
Dessa forma, o que garante a continuidade de nosso papel nesse planeta, pode ser justamente esse tipo de pessimismo. Os tubarões ou os crocodilos talvez sejam os mais pessimistas dos animais. Garantiram sua sobrevivência por dezenas de milhões de anos. Existiram, mesmo à época dos dinossauros, com poucas alterações em seus projetos básicos. Sobreviveram, mesmo à catástrofe que dizimou os grandões e estão aqui, como maioriais em seus respectivos nichos.
E apenas por se manterem como sempre foram, sem alterações sensíveis.
Essa seria então a definição do bom e perfeito pessimista. Isso é ser conservador. Isso é dizer, ora não mexamos aqui, ou ali, pois, de que adianta? Melhor permanecer assim, pois vamos morrer todos nós, em algum momento. Nada do que eu fizer alterará a natureza ou elevará ou melhorará meus dias nesse local de provação e dores. Então já não me basta as dores de buscar a sobrevivência e ainda querem que me arrisque em inovações temerárias?
E nosso pensamento conservador e pessimista sempre foi o que alimentou as religiões. Veja o livro do Pregador ou Eclesiastes da Biblia. Seu mote principal é "vaidade de vaidade, tudo é vaidade, pois, o que posso fazer, se o mundo é assim desde sempre, e nada há de novo debaixo do sol". É ou não é o verdadeiro ideário conservador?
Defendo o meu pessimismo e imobilismo com tais pensamentos. Estou ao lado dos tubarões e crocodilos.
Sou então primitivo. Sou então uma antiga criatura que sobrevive. Talvez por isso sinto-me cansado de tudo e todos. Estou aqui há muito tempo. Não poderia haver melhor definição para mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode falar :)