Recomendo o artigo "Lucro brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo" do Joel Silveira Leite, no link http://omundoemmovimento.blog.uol.com.br/arch2011-06-01_2011-06-30.html.
É isso mesmo. Concordo em gênero, número e grau.
Já fiz comentários do tipo em tudo que é site especializado em veículos, em tudo que é anúncio de lançamento de carro.
Por exemplo, é um absurdo pagarmos R$ 70 mil por um Sentra que custa US$ 18 mil no EUA, que vem mais recheado de itens ainda.
No frigir dos ovos, o culpado é o próprio consumidor nacional, que aceita isso. Que acha bonito pagar caro, sabendo que a explicação para esse preço é pura ganância das montadoras, descontando-se a já conhecida ganância de nosso governo.
Ora, nos EUA, o Sentra é quase um carro popular. Chegando no Brasil, a Nissan o "encaixa" como quase veículo de luxo, o consumidor engole essa e paga tranquilamento o preço de um carro de luxo. Porém o tal carrão deveria custar, no máximo, os US$ 18 mil (que já tem lucro + impostos + custos indiretos americanos) + o diferencial de impostos no Brasil (chutando 50%) + uma menor produtividade brasileira (chutando muito alto em 10%) = aproximadamente R$ 47 mil, ou seja, menos R$ 23 mil do que a Nissan cobra hoje (-33%).
E isso se repete na Honda, Toyota, Ford, GM, Peugeot, etc. etc.
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